• samantarodriguesme

Doença de Parkinson: o que você precisa saber

O QUE É DOENÇA DE PARKINSON?

É uma doença que afeta a parte do cérebro responsável por nossos movimentos. Com o tempo, ela piora e pode afetar também outras funções do cérebro como aprendizado e memória.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA DE PARKINSON?

No início os sintomas são mais leves. À medida que piora, os sintomas podem afetar a capacidade da pessoa trabalhar ou realizar atividades do cotidiano. Quando se torna ainda mais grave, as pessoas com a doença precisam de ajuda para cuidar delas mesmas.

As pessoas com o Parkinson podem apresentar:

- Tremores (pode ser em mãos ou pernas);

- Tornam-se mais rígidos (corpo endurecido);

- Perder o equilíbrio, ou ter mais dificuldade para andar;

- Perder a capacidade de pensar com clareza;

- Sentir-se deprimido, ansioso ou mens interessado na vida cotidiana;

- Problemas com o sono, como insônia ou sonolência diurna;

- Parar de sentir cheiros;

- Tonturas ou vertigens por causa de queda de pressão ao levantar.

- Constipação intestinal, dificuldade para urinar, dificuldade para engolir e problemas sexuais.

EXISTE EXAME PARA A DOENÇA DE PARKINSON?

Não. Não existe exame. Mas os médicos geralmente podem dizer se uma pessoa tem doença de Parkinson com base em seus sintomas. Podem ser solicitados exames, como ressonância e tomografia para excluir outros diagnósticos que podem causar sintomas parecidos.

COMO É O TRATAMENTO DA DOENÇA DE PARKINSON?

Existem vários medicamentos que podem melhorar os sintomas da doença de Parkinson. Existem várias pesquisas tentando descobrir um medicamento que pode ajudar que a Doença de Parkinson piore. Porém, por enquanto, nenhum tratamento pode curar a doença.

Os remédios para tratar os sintomas do Parkinson podem causar efeitos colaterais. Por esse motivo, as pessoas começam a tomá-los somente depois que os sintomas começam a incomodar. Se você está pensando em tratamento, peça ao seu médico para ajudá-lo a entender os riscos e benefícios dos medicamentos que você pode tomar.

O QUE MAIS POSSO FAZER PARA CUIDAR DE MIM?

- Obtenha apoio: é normal ficar triste, chateado ou preocupado quando descobre que tem a doença de Parkinson. Muitas pessoas acham útil conversar com outras pessoas que estão passando por coisas semelhantes. Os grupos de apoio podem acontecer pessoalmente ou online.

- Mantenha-se ativo: Exercícios regulares ou fisioterapia podem ajudar a melhorar a flexibilidade e o equilíbrio. Mover seu corpo também traz outros benefícios para a saúde. Há muitas maneiras diferentes de ser fisicamente ativo: como praticar Tai chi, dança, natação e ioga.

- Tenha uma dieta saudável: Não existe uma dieta específica que as pessoas com Doença de Parkinson devam seguir. Mas consumir muita fibra e beber muita água pode ajudar na constipação.

- Torne sua casa mais segura: Isso diminuirá a probabilidade de você cair. Por exemplo, livre-se de tapetes soltos e bagunça. Certifique-se que todos os cabos elétricos estejam bem guardados.

- Saiba mais sobre a doença de Parkinson e seu tratamento: Dessa forma, você pode se envolver ativamente em seus cuidados e ter as informações necessárias para tomar decisões.

FONTE: UPTODATE